O texto abaixo será publicado no mês de abril na revista Oba Hortifruti que será divulgada em toda a rede.
Os benefícios da atividade física
Disse o romano Marcus Tullius Cícero: “É o exercício físico que sustenta o espírito e mantém o vigor da mente.” Naquela época era muito comum a pratica e o incentivo aos exercícios físicos. O que se observa hoje é que a população não pratica tanta atividade física como naquela época. Essa redução desta prática foi drástica a partir da revolução industrial quando a cultura da época supervalorizou o trabalho em detrimento da atividade física saudável. O fato é que o corpo e a mente não estão geneticamente adaptados a viver sem atividade física. Em termos mais técnicos, o genoma humano espera e requer que os humanos sejam fisicamente ativos para um funcionamento normal do organismo e manutenção da saúde. Neste sentido, a atividade física proporciona um bom funcionamento dos genes (homeostasia) que diminui as manifestações de doenças, aumentando a qualidade de vida.
Um indivíduo que pratica exercícios físicos tem aumentado a secreção do hormônio GH (hormônio do crescimento) durante o sono. Este hormônio tem a função de estimular o crescimento tecidual via divisão celular e estimular a síntese de proteínas o que colabora com a diminuição do envelhecimento. Em outras palavras, a pratica de exercício físico é uma intervenção não farmacológica que melhora a qualidade de sono (promoção do sono) e mantém as pessoas mais jovens.
Entre outras coisas, um indivíduo que pratica atividades físicas tem aumentado a quantidade de neurotransmissores no seu cérebro. Entre eles: a Serotonina, a Dopamina e a Noradrenalina. Substâncias que produzem prazer e um estado leve de alerta. Para se ter uma idéia os medicamentos antidepressivos, em geral, tem a função de produzir em grande abundância estas substâncias. A atividade física também aumenta no cérebro e no corpo as beta endorfinas e encefalinas, que são da família da morfina (substância sintética ainda usada em hospitais para aliviar a dor) que produz um estado de imediata euforia e de relaxamento e da redução da percepção de dor. Isso quer dizer que quem pratica exercícios físicos tem uma maior prevenção de doenças psicológicas, entre elas a depressão.
Outras pesquisas revelam que a pratica de exercícios físicos regular em crianças e adolescentes aumenta suas capacidades cognitivas (aumento do desempenho intelectual: memória e raciocínio). Outras pesquisas ainda demonstram uma diminuição no envelhecimento cerebral, o que colabora com a manutenção da atividade cognitiva: capacidade de planejamento, tomada de decisão, aumentar a capacidade de dar atenção a mais de uma coisa etc. Além disso existem evidências claras que quem exercita o corpo prolonga o início da doença de Alzheimer e outras demências vasculares.
O exercício físico ou atividade física regular também está associado à diminuição de sintomas dos distúrbios do sono. Sendo que exercícios leves e moderados entre 16:00 e 20:00h produz mais benefícios no sono. Os principais efeitos do exercício físico nas variáveis do sono: aumento no tempo total de Sono, diminuição do Sono REM (fase do sonho e da restauração cognitiva), diminuição da latência para o início do sono etc. Logo, o exercício físico auxilia significativamente na melhora e eficiência do padrão de sono. Sendo uma excelente forma de tratamento não medicamentosa para diversos distúrbios do sono.
Só para se ter uma idéia, a atividade física proporciona os seguintes benefícios à saúde: função cardiovascular melhorada, composição corporal desejada, melhora da aparência física, melhora da autoestima, melhora da força muscular, resistência e flexibilidade, contribui com a saúde mental, alivia a tensão e o estresse, reduz a susceptibilidade à depressão, melhora a socialização, capacidade de trabalho aumentada, reduz os efeitos da idade avançada, maior longevidade... Além disso, ajuda a prevenir as principais doenças crônicas da atualidade. Inclusive, a maioria das doenças crônicas têm como causa principal a inatividade física.
Portanto, a atividade física deve ser estimulada como uma forma preventiva e corretiva para contribuir para o bem estar físico e psicológico em prol de uma vida com mais qualidade.
Copyright © 2011 Reginaldo do Carmo Aguiar. Todos os direitos reservados.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Reginaldo do Carmo Aguiar é psicólogo clínico comportamental, analista do comportamento e estudioso das Neurociências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário