quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Acho que fui mal no vestibular da Unicamp. O que fazer agora?

O vestibular da Unicamp passou e alguns alunos ficaram desanimados. Alguns criaram certa expectativa e acreditam que não foram bem. Outros confirmaram que fracassaram. Outros por questões outras não conseguiram ir bem. E as razões são muitas: a prova estava difícil, não caiu o que estudou, estava muito ansioso, passou mal durante a prova, não estava preparado etc. No entanto, não é hora para fraquejar.
Então, o que fazer agora? Primeiro, seria importante ter dados reais. Será que de fato você foi mal? É importante esperar o resultado da prova. Muitos alunos que acham que foram mal na prova ficam surpresos ao ver que não foram tão mal assim. È importante lembrar que as pessoas exigentes sempre acreditam que foram mal ou que poderiam ter ido melhor. Segundo, ficar desanimado agora não vai adiantar muita coisa. Pior pode até influenciar mal os outros vestibulares e a possível segunda fase da Unicamp. Terceiro, é importante usar a sabedoria e avaliar o que foi feito de errado e tentar usar essas informações para melhorar as próximas etapas. Tem que ficar claro que todas as pessoas bem sucedidas tiveram muito fracassos, mas usaram isso para se aprimorarem. Quarto, a vida não é uma corrida de 100 metros rasos. Ou seja, não podemos viver em função do vestibular. A vida fica mais suave se for vista como uma maratona. E nesta maratona, a vida consiste de diversas outras a atividades, outras pessoas, outras escolhas etc. Quinto ter exemplos de pessoas que passaram por fases ruins e deram a volta por cima são bons modelos motivacionais para o crescimento e superação. São exemplos disso: O cantor Paul Potts do Reino Unido, o cantor Hebert Vianna dos Paralamas do Sucesso, Betinho, O técnico Bernardinho, o controverso presidente Lula entre outros.
Portanto, não desanime antes, não tire conclusões precipitadas e nem deixe de lutar por pequenos empecilhos da vida. A batalha e os desafios continuam e só aqueles que se preparam e aprendem com as lições do dia-dia é que chegam lá.

Um abraço amigo a todos

Reginaldo


Copyright © 2008 Reginaldo do Carmo Aguiar. Todos os direitos reservados.
----------------------------------------------------------------------------------
Reginaldo do Carmo Aguiar é psicólogo clínico comportamental, analista do comportamento e estudioso das Neurociências.
É também colaborador no cursinho pré-vestibular Oficina do Estudante.
Endereço da clínica: Rua Antônio Arruda Camargo, 195 (esta rua é paralela a Norte-Sul atrás do Burger King) CEP: 13092-170.Bairro: Nova Campinas Cidade: Campinas-SP
Entrar em contato pelo e-mail: psicopoesia@yahoo.com.br.
Blog: www.psicopoesia.blogspot.com/. Fone: (19) 32941005 e (19) 32526513.

Nenhum comentário: