quarta-feira, 15 de julho de 2009

A área das Biológicas é uma boa escolha?

1. Os futuros profissionais da área de Biológicas devem ficar atentos aos novos segmentos farmacêuticos, médico hospitalar, laboratorial e de agronegócio. Este último com ênfase em medicina veterinária e agrobusiness. Outro caminho que promete boas oportunidades é o de biotecnologia. Na área de biotecnologia deve ser apontado a microbiologia ambiental devido a preocupação crescente com o meio ambiente. Já as competências do biólogo têm encontrado demanda crescente em empresas de papel celulose e engenharia ambiental.
2. As áreas de genética, biologia molecular, reprodução assistida, vacina, célula-tronco e embriões são opções apontadas como promissoras para quem sonha em trabalhar com pesquisa.
3. Na carreira de Medicina as oportunidades de trabalho variam de região para região do país e também de especialidade. Pediatria, obstetrícia, Cardiologia e Medicina do Trabalho tem absorvido bastante os formados em Medicina. Uma outra opção é a acupuntura que é uma terapia alternativa e sua eficácia é provada cientificamente e que tem garantido uma boa demanda pelo atendimento. È importante salientar que o curso de Medicina é uma graduação muito concorrida e exige do vestibulando o gosto pelo estudo e quando formado é uma área de atuação que exige estudo contínuo e atualizações devido aos constantes avanços tecnológicos na área.
4. Em geral as formações em biológicas preparam o aluno ao mundo acadêmico, principalmente as universidades públicas, e não para o mercado de trabalho. Por isso bons estágios, especializações e projetos de iniciação científica podem amenizar este déficit.
5. Algumas universidades brasileiras já colocam a Psicologia como curso da área de biológicas, ou seja as disciplinas envolvem mais disciplinas de biológicas (evolução, genética, saúde, anatomia, neuroanatomia, psicologia experimental etc.) que de humanas. Para obter estas informações pesquise o manual do vestibular daquela instituição ou pesquise em sites da própria instituição para saber.
6. Na área de biológicas há muitas pontes com conhecimentos da Física, Química, e até Matemática dependendo do curso e profissão.
7. São cursos na área: Agronomia, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Ecologia, Educação Física, Enfermagem, Esporte, Farmácia e Bioquímica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Microbiologia e Imunologia, Musicoterapia, Naturologia, Nutrição, Oceanografia, Odontologia, Optometria, Quiropraxia, Terapia Ocupacional, Zootecnia etc.
8. Faça uma pesquisa sobre as instituições para eleger suas preferências e pautar suas decisões. É sempre importante conhecer a faculdade antes da inscrição. Há universidades que não tem o mínimo de estrutura, como por exemplo, bons laboratórios.
9. Para definir uma escolha profissional não observe apenas o mercado de trabalho para alcançar sucesso, é preciso considerar outros fatores, como por exemplo, interesse por descobertas científicas, trabalho em laboratório, gosto por conhecimento sobre o corpo humano e sua fisiologia etc. É importante lembrar que passamos um terço da nossa vida dormindo e um outro terço trabalhando porque então não escolher aquilo que produz maior satisfação.

Copyright © 2009 Reginaldo do Carmo Aguiar. Todos os direitos reservados.
__________________________________________________________________

Reginaldo do Carmo Aguiar é psicólogo clínico comportamental, analista do comportamento e estudioso das Neurociências.
Endereço: Rua Antônio Arruda Camargo, 195 (esta rua é paralela a Norte-Sul atrás do Mc Donalds) CEP: 13092-170.
Bairro: Nova Campinas Cidade: Campinas-SP
Entrar em contato pelo e-mail: psicopoesia@yahoo.com.br.
Blog: www.psicopoesia.blogspot.com/
Fone: (19) 32941005 e (19) 32526513

Nenhum comentário: