sábado, 14 de maio de 2011

Solidariedade, altruísmo e generosidade para o site Minha Vida

A repórter Letícia Gonçalves do site Minha Vida, portal de saúde e bem-estar queria uma matéria em forma de teste para o Dia da Solidariedade (16 de maio). Ela fez algumas perguntas abordando qual a postura de uma pessoa solidária.
O site Minha Vida é o maior portal de saúde e bem-estar do Brasil, com mais de 10 milhões de usuários. Nossa grande missão é "Democratizar informações de saúde e bem-estar através dos novos meios, melhorando a qualidade de vida da população". Em 2008, fomos vencedores do Prêmio Ibest na categoria melhor site de saúde. Desde 2009, somos uma empresa Endeavor, comprometidos a mudar o mundo.
O site também tem parceria com portais como UOL, Yahoo, MSN, Terra e R7. Esses portais divulgam o nossas reportagens para complementar as editorias de saúde, comportamento e bem-estar. - www.minhavida.com.br

Segue abaixo a entrevista na íntegra:
1. Como você define uma pessoa com postura solidária?
Uma postura solidaria envolve a capacidade de identificar e compartilhar o sentimento de outra pessoa. Está associada ao sentimento de empatia que é quando o sentimento do outro passa a ser a mesma morada. É quando um se coloca no lugar do outro e parte para ajudar. Pode-se dizer que é uma das características mais impressionantes da nossa espécie. Inclusive a nossa espécie é a única que conforta seus semelhantes na dor. Somos capazes de identificar com detalhes a dor do outro e sentir fisiologicamente o que este outro deve estar sentindo. Se o vizinho, por exemplo, perde um filho jovem, somos capazes de chorar pela dor que ele está passando, mesmo sem nunca termos conversado com o vizinho.

2. Como a solidariedade pode se manifestar no dia-dia. Cite exemplos.
Generosidade e solidariedade são coisas boas. Dar uma força, uma mãozinha, quebrar um galho devem ser exercitadas e executadas por todos, desde o cidadão comum até os governos. As formas de falar - e ajudar - são muitas e podem ser classificas em três grandes grupos:
a) Ajudas emocionais: alegrar pessoas enfermas em hospitais como é o caso das pessoas que aderem ao papel de palhaços e animadores, fazer visitas a pessoas idosas ou a orfanatos, ouvir e aconselhar um amigo que passa por problemas emocionais, participar de algum tipo de voluntariado, fazer visitas a pessoas enfermas...
b) Ajudas financeiras e materiais: adotar financeiramente uma instituição filantrópica, ajudar pessoas com roupas e mantimentos, por exemplo, em tragédias ou catástrofes naturais (deslizamentos de terras, enchentes, secas... ), ajudar financeira e materialmente um familiar ou amigo...
c) Apoio político devido a identidade de pensamento: apoiar algum grupo político minoritário, participar de passeatas, assinar um ato político...
Em suma, participar de qualquer atividade que ajude aos outros de alguma maneira é uma forma de manifestar solidariedade.

3. Você acha que também há benefícios para a própria pessoa que é solidária? Como?
Em algum momento da nossa evolução passamos a ter comportamentos que vão além dos mínimos necessários para simplesmente comer e reproduzir. Em algum período da nossa vida ancestral, os indivíduos que tinham a capacidade de se solidarizar deixaram mais descendentes do que aqueles que não se solidarizavam. Até o ponto que os últimos praticamente desapareceram. Neste sentido, ser solidário, ser capaz de sentir o que o outro está sentindo, passou a ser mais vantajoso evolutivamente falando, do que não o ser. As pressões evolutivas que forjaram a empatia, a solidariedade nos humanos, acabaram por criar uma das dinâmicas comportamentais mais impressionantes da evolução. Em outras palavras, o comportamento altruísta se manteve, foi selecionado porque trouxe benefícios ao grupo. A nível individual foi observado que o ato de ajudar aos outros pode trazer vários benefícios. Os mais evidentes são o aumento da autoestima e da auto confiança. Em geral, isso acontece porque a pessoa se sente útil aos outros, se sente especial, importante. Muitas pessoas que sofrem de depressão, por exemplo, e partem para trabalhos voluntários com o passar do tempo percebem uma melhora significativa no seu humor e na melhora do convívio com seus pares.
Para finalizar, o filósofo Thomas Hobbes - famoso por suas teorias de que sempre agimos em interesse próprio - foi visto certa vez dando esmolas a um mendigo. Ao ser questionado do porquê de seu ato, ele explicou que não fizera pelo sofrimento do mendigo, mas, sim, para amenizar sua própria dor de ver alguém sofrendo.

4. Está errado dizer que ser solidário é ter pena do próximo?
Não. Porque ter compaixão do outro abre espaço para se importar com o outro e ajudar. No entanto, isso não precisa ser dito e nem deixado claro para a pessoa que está sendo ajudada porque ela pode vestir o papel de vítima ou em casos de orgulho pode não aceitar a ajuda.
5. Posso afirmar que solidariedade e generosidade são praticamente a mesma coisa?
Altruísmo, empatia, solidariedade, generosidade são todos conceitos relacionados, mas há diferenças e distinções importantes entre eles dependendo da perspectiva. Na linguagem coloquial, solidariedade e generosidade significam, ambas, o ato de apoiar e ajudar o próximo. Já no dicionário significam disposição para a bondade e a indulgência ou ainda a qualidade de dar livremente o apoio ou recursos as pessoas que necessitam. Além de ser um termo relacionado a bondade e ao altruísmo.
Quando cientistas e cientistas sociais falam sobre solidariedade e generosidade, geralmente estão falando de uma ação em que, para beneficiar o outro, o indivíduo arca com um custo ou prejuízo para si próprio. Porém a Filosofia faz uma distinção entre ambas. De saída, vale enfatizar que tanto a solidariedade quanto a generosidade dizem respeito às atitudes que adotamos levando em conta os interesses dos outros. A diferença começa quando, no caso da generosidade, levamos em conta os interesses do próximo, mesmo que não concordemos com ele nem compartilhemos dos seus interesses. Se faço uma doação a alguém, fico sem o dinheiro e nenhum proveito tiro dessa atitude. Ajuda desinteressada: generosidade. Por sua vez, a solidariedade significa levar em conta os interesses do outro porque compartilhamos deles (os interesses) e concordamos com ele (o outro). Fazemos um benefício ao próximo e isso nos traz, simultaneamente, um benefício. O filósofo André Comte-Sponville refinou mais ainda dizendo que a generosidade é uma virtude moral e a solidariedade é uma virtude política. Ambas são úteis. Mas o que é melhor? A solidariedade ou a generosidade? Moralmente, é a generosidade, porque ela é desinteressada. Mas, socialmente e economicamente, a solidariedade é muito mais eficaz, completa o filósofo. Na prática percebemos que a generosidade é mais rara.

Copyright © 2011 Reginaldo do Carmo Aguiar. Todos os direitos reservados.
------------------------------------------------------------------------------------------------

Reginaldo do Carmo Aguiar é psicólogo clínico comportamental, analista do comportamento e estudioso das Neurociências.

Um comentário:

Anônimo disse...

perfeita à colocação da diferença entre generosidade e solidariedade !
confésso que ainda não havia tido ésse raciocinio !!!
gostaria de obter o endereço do psicólogo em campinas . agradeço à atenção