quinta-feira, 22 de março de 2007

Sobre além do bem e do mal

Não só quem nos odeia ou nos inveja
Não só quem nos odeia ou nos inveja nos limita e oprime;
Quem nos ama
Não menos nos limita.
Que os deuses me concedam que, despido
De afetos, tenha a fria liberdade
Dos píncaros sem nada.
Quem quer pouco, tem tudo; quem quer nada
É livre; quem não tem, e não deseja,
Homem, é igual aos deuses.
Ricardo Reis (Fenando Pessoa)
__________________________________________________________________

Um comentário:

Anônimo disse...

Gosto não se discute por Pedro Cardoso

Não gosto de fome... não gosto de esperar... não gosto de cárie... nem de chulé, principalmente quando é meu. Não gosto de chão muito quente ou muito frio... o mesmo vale para as camas e os sofás. Não gosto discursos longos... Fidel que me perdoe. Não gosto de impressoras, as minhas sempre foram desobedientes. Não gosto de namorada chata, principalmente quando namoram amigos meus. Eles também se tornam chatos. Não gosto de canal aberto, mas adoro os pagos. Não gosto de novelas, adoro programas antigos sobre a vida animal na África. Odeio dor nas costas, mas adoro massagens para curá-las. Não gosto de falar no celular, é caro, mas adoro esquentar a orelha num bom e velho telefone fixo. Não gosto de camas fedidas, mas adoro as cheirosas. Não gosto de mensagens Spam e adoro os Anti-Spam. Não gosto de lixo e adoro os lixeiros. Não gosto de violão desafinado e adoro afiná-los. Não gosto de gerúndio. Vou estar adorando quando pararem de utilizá-lo. Não gosto de cara feia, mas adoro acabar com elas. Não gosto dos meus problemas, mas adoro ajudar a resolver os alheios. Não gosto de pneu furado, mas adoro usá-lo como desculpa. Não gosto de trânsito, mas adoro quando ele acaba. Não gosto de cerveja quente, mas adoro-a gelada. O contrário para as sopas.

Não gosto de comer sozinho, nem mal acompanhado. Não gosto de gente mal humorada, nem das sempre bem humoradas. Não gosto de música ao vivo de churrascaria, nem de carne bem passada. Não gosto de piscina muito fria, nem muito quente – tenho a impressão que a utilizaram como banheiro. Simplesmente não gosto de algumas coisas, nem de outras.

Não gosto de gente fria. Não gosto de entrar numa fria. Não gosto de frieira, nem de guerra fria. Adoro mesa de frios. Não gosto de frentes frias... que me perdoem as plantas a serem regadas, mas odeio frentes frias.

Não gosto de dizer que não gosto... às vezes tenho vergonha. Adoro quando perco a vergonha e digo: - Não gosto.

Gostou? Não? Nem eu. Definitivamente não.