quarta-feira, 14 de março de 2007

Sobre a importância do sono em nossas vidas

Uma noite mal dormida pode causar os piores pesadelos durante o dia. Além das olheiras, estresse, cansaço, ansiedade e da sonolência, funções essenciais como a memória, atenção, concentração e até a secreção de alguns hormônios também são prejudicadas. Pois não basta dormir, é preciso descansar com qualidade.
Aproximadamente um terço de toda nossa vida passamos dormindo. E temos a ilusão de acreditar que nestas oito horas não nos comportamos. Muitas pessoas não sabem, mas elas dormindo a cada 20 minutos se movimentam do lugar. È um pé que se desloca, um braço que se estica, uma respirada mais ofegante e assim por diante. O sono é um estado comportamental e também bastante ativo porque produz respostas também no campo cognitivo, emocional e fisiológico.
Fisiologicamente durante o sono secretamos diversos hormônios (mais nas regiões periféricas do corpo) e neurotransmissores excitatórios e inibitórios (mais nas regiões do sistema nervoso central). Para ilustrar isto citaremos dois hormônios importantes: A melatonina e o GH que são excretados a noite. O primeiro está relacionado com o claro- escuro, quando escurece o seu cérebro começa a produzir melatonina que dará sinais para outras regiões cerebrais para iniciar o sono. A melatonina é que sincroniza a hora de você dormir. E é um dos motivos pelos quais as pessoas que trabalham a noite reclamam de insônia, seu relógio biológico interno fica sem o referencial externo da claridade natural e sua melatonina fica descontrolada. O hormônio GH é um hormônio do crescimento que é produzido durante todas as noites, cuja produção não é apenas na infância para o crescimento das crianças como sempre se imagina, todavia, ele tem a função da regeneração celular durante todo o ciclo da vida.
O sono tem diversos estágios, os profundos e reparadores das funções orgânicas e cognitivas que são os chamadas delta e REM. A fase REM é caracterizada pelo movimento rápido dos olhos, pelo sonho, aumento da descarga elétrica no cérebro, atonia muscular, aumento da frequência cardio-respiratória, dentre outros... Uma pessoa comum passa por quatro ou cinco vezes pelo sono REM durante uma noite. Para chegar a esses estágios profundos, o sono deve ter qualidade e continuidade. O sujeito que acorda durante a noite ou dorme poucas horas durante a noite provavelmente passará pouco por estas fases importantes de recuperação.
O sono REM é importante para a memória, experimentos com ratos, macacos e humanos tem demonstrado isso. Em humanos, por exemplo, crianças com deficiência mental tem menos sono REM, crianças super dotadas tem mais que a média, há pesquisas com aumento do sono REM em estudantes universitários americanos durante a época de provas e pessoas que lembram mais palavras e atividades quando passaram pela fase REM.
Ratos que são levados a experimentos que forçam-os a ficarem acordados durante dias (privação de sono), comprovam que depois de suportarem 20 dias eles morrem e uma da causa mortis está relacionada a diminuição da resistência imunológica. Fizeram um experimento com 100 pessoas (adultos e jovens) e descobriram que 40% tinham problemas do sono. Fizeram com que estas pessoas dormissem uma hora a mais por dia. Logo, houve aumento no sono REM e os efeitos foram aumento no rendimento escolar, no humor, na atenção, na memória e diminuição nos acidentes de trabalho.
As pesquisas experimentais com animais e seres humanos revelam que o álcool aumenta o ronco e dificulta o indivíduo a entrar em estágios do sono restauradores, como o REM, por exemplo. O uso freqüente e prolongado de Benzodiazepínicos (ansiolíticos) a longo prazo dificultam a memória e o aprendizado. É interessante salientar que o Clonazepan (Rivotril – nome comercial) que é um ansiolítico de tarja preta, de venda controlada, que é na maioria receitado para as pessoas dormirem é o segundo medicamento mais vendido no Brasil, sendo mais vendido que a aspirina.
No entanto, para uma melhor performance e eficácia do sono a Higiene do Sono tem colaborado bastante com algumas dicas importantes para direcionar alguns indivíduos que tem dificuldade para dormir:
a) Exercícios físicos regulares de três a quatro vezes por semana
b) Alongamentos leves antes de dormir
c) Não tomar café cinco a seis horas antes de dormir, a cafeína e seus derivados são estimulante de difícil eliminação no organismo. Um copo bem morno de leite é bem vindo.
d) Comer alimentos leves ricos em carboidratos, pães, batata, pizza, massas, etc.., evitando com isso proteínas e coisas picantes.
e) Ter horários regulares para dormir e acordar.
f) A cama fica restrita ao ato de dormir e sexo: televisão não é boa idéia, pois a pessoa se acostuma a ficar na cama sem dormir.
g) Uso de Internet a noite ou assistir filmes que estimulam muito prejudicam o início do sono.
h) Prática de meditação e yoga tem resultados muito favoráveis.
i) Quarto o mais escuro possível e com poucos barulhos
j) Uso abusivo de psico estimulantes como por exemplo, anfetaminas, ecstasy, cocaína que são substâncias que estimulam o sistema nervoso central afetam o sono das pessoas.

Todavia, se os sintomas persistirem o melhor é buscar ajuda profissional porque pode se tratar de distúrbios do sono. Dessa maneira, um bom profissional fará uma boa entrevista comportamental para investigar o histórico bio-psico-social da pessoa. A terapia comportamental feita pelos psicólogos parte desta perspectiva e tem proporcionado resultados muito satisfatórios para os diversos comportamentos inadequados e distúrbios do sono. Ela é objetiva, clara e parte de um trabalho árduo de pesquisas e práticas que são comprovados cientifica e experimentalmente visando sempre a história do indivíduo e o seu ambiente. Além disso, o psicólogo pode encaminhar para outros profissionais competentes quando o problema for de caráter estritamente (bio-químico) não emocional.
Este texto foi escrito por Reginaldo do Carmo Aguiar para o site da Oficina do Estudante, que é um cursinho vestibular de Campinas-SP.
Copyright © 2007 Reginaldo do Carmo Aguiar. Todos os direitos reservados.
____________________________________________________
Endereço e contato para atendimento clinico e palestras: ver em "Quem sou eu" na parte superior a direita da página.

Nenhum comentário: