segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Perguntas e respostas sobre sexualidade, sexo e problemas sexuais publicadas no jornal Notícias Já de Campinas


O Jornal Notícias Já de Campinas é um gentil jornal que me convidou para responder as questões e dúvidas da população da região de Campinas. Sou muito grato a este jornal pela oportunidade dada.
Gostaria de salientar que as respostas são respondidas com no máximo 200 caracteres sem espaço (três linhas de escrita) o que dificulta ou inviabiliza muitas vezes responder temas polêmicos ou abrangentes e que devido a importância deveriam gastar uma ou mais páginas. Neste sentido tento ser o mais objetivo e claro. Queria desculpar aqueles que por ventura acharem as respostas muito curtas ou pouco aprofundadas. Para estes indico darem uma visitada neste site, abordo diversos temas e assuntos e alguns deles tento aprofundar. Isso também para poder ter um espaço maior para expressar aquilo que acredito na profissão que atuo e amo. Espero que as respostas tenham alguma colaboração social. Isto é o mínimo que posso oferecer a população em troca por ter tido a oportunidade de ter estudado em universidade pública.
Tenho recebido dezenas de e-mails para responder perguntas a respeito da sexualidade. É uma pena porque devido a minha vida o quanto atribulada não tenho tido tempo de respondê-las. Gostaria muito, se tivesse tempo, de escrever para aqueles que me perguntam. É um contingente grande de pessoas que têm dificuldades sexuais. Peço a aqueles que tenham perguntas e dúvidas que a encaminhem ao jornal Notícias Já para o quadro o papo é sexo. A jornalista Patrícia Lisboa e a repórter Mariana Teodoro são as responsáveis que farão uma seleção e enviarão as questões aos diversos profissionais da Medicina e Psicologia que escrevem neste quadro.
Um grande abraço amigo
Reginaldo do Carmo Aguiar
Seguem as perguntas e respostas publicadas no referente jornal
É verdade que alguns anticoncepcionais podem causar distúrbios mentais, como irritação?
Veridiana, 25 anos, Hortolândia
Isso é apenas um mito. Hoje os anticoncepcionais possuem um décimo da quantidade de hormônios que as primeiras pílulas. Isto diminuiu os efeitos indesejados, como náusea e dor de cabeça sem que a eficácia do contraceptivo fosse comprometida.
O que fazer para resolver o problema de ejaculação precoce?
José D., 55 anos, Mogi Guaçu
O problema deve ser tratado com psicoterapia, com medicamentos que atuam no sistema nervoso central ou com uma combinação dos dois. As pesquisas em universidades revelam que a combinação entre as dois tratamentos costumam ter mais sucesso.

Minha namorada se lubrifica normalmente, mas tem dores durante a relação. O que será isso?
Jorge, 24 anos, Campinas

A Dispareunia é o termo médico utilizado para a presença de dor durante a relação sexual. È importante saber se a lubrificação ocorre durante toda a relação sexual. Se há boa lubrificação a possibilidade de infecção vaginal deve ser considerada.

Minha namorada não sente orgasmo. Como posso ajudá-la?
Eduardo, 25 anos, Campinas
Esse é um problema que, antes de tudo, ela tem de vencer junto com você, conhecendo os próprios pontos de prazer e o jeito certo de tocá-los. Claro que você pode ajudá-la a conseguir chegar lá. Não fazer cobranças é um bom começo.

Não consigo sentir vontade de sexo todos os dias, só algumas vezes no mês. O que devo fazer?
Márcia, 35 anos, Campinas

Melhorar as dificuldades no relacionamento com o(a) parceiro(a), diminuir o medo de desempenho sexual, emitir comportamentos que eliminam ressentimentos, mágoas e frustrações profissionais podem colaborar com o aumento do desejo sexual.
Existe remédio para aumentar o tamanho do pênis?
Alexandre, 29 anos, Campinas
Não há nenhum remédio para aumento do pênis. Aparelhos de tração e cirurgia para aumento peniano são considerados no Brasil procedimentos experimentais, justamente por não mostrarem benefícios comparados aos riscos de cada uma destas técnicas.

Meu pênis só tem 8cm ereto. Tem tratamento para aumentar o tamanho dele?
Roger, 17 anos, Campinas

Estudos comprovam que a mulher sente mais prazer nos 5 cm iniciais, fato este, que dispensaria grandes dimensões do órgão masculino. Há tratamentos como os aparelhos de tração e cirurgia para aumento peniano. No entanto, os resultados são baixos comparados aos riscos.

Como não sangrei na primeira relação sexual, meu marido acha que não era virgem. É possível uma virgem não sangrar na primeira vez?
Silvana Menezes, Campinas
Sim, existem vários tipos de hímem (uma pele fina presente na entrada da vagina). Ele é geralmente rompido na primeira relação sexual seguido pela sensação de dor e sangramento. Entretanto, há casos em que não há rompimento por razões genéticas do hímem: o orifício é largo e o hímem é mais elástico do que o normal.

Mesmo sem ejacular dentro da mulher e usando camisinha, há possibilidades de gravidez?? T.V., Indaiatuba
Muito pequena a chance. O problema da camisinha é que ela pode rasgar ou escapar do pênis, por exemplo. E o pênis excreta um pouco de sêmem (com espermatozóides) antes e durante a penetração para uma lubrificação natural. Nesses casos, uma solução de emergência é a pílula do dia seguinte.
Às vezes, tenho sangramento durante a relação sexual. Tenho bexiga baixa, pode ser por isso? O ginecologista afirma que eu não tenho nenhuma ferida ou lesão no cólo do útero. L.L.V., 48 anos, Campinas
Imagino que o problema seja da ordem do desejo e da excitação sexual que produz a lubrificação natural durante o sexo. Sem lubrificação o atrito é maior e machuca. Aumentar o desejo e a excitação e um lubrificante comprado pode fazer diferença. Se continuar o sangramento procure seu ginecologista o mais rápido possível.
Qual o tamanho normal do pênis de um garoto da minha idade? C. C., 17 anos
Pesquisas em clínicas especializadas revelaram que o pênis flácido (mole) mede em média 6 cm e ele ereto (duro) mede uma média de 13 cm. Agora, lembre-se da velha máxima: “Não importa o tamanho da varinha mágica, mas o poder da magia que ela oferece”. Ou seja, o tamanho do pênis não importa, mas a maneira como o sexo é feito.
Falta de sexo afeta em alguma coisa na mente? R. G., de Campinas
Não. Isto é um mito. O sexo não é uma função vital para o organismo. Sua falta pode, no entanto, atingir o lado emocional e psicológico do indivíduo devido a questões de cobranças sociais.
Meu namorado de 4 anos tem 51 anos e só gosta de fazer sexo anal ou oral. Quando a penetração é na vagina, ele não consegue manter a ereção. Será que ele tem algum problema ou tendência ao homossexualismo?
F.B. 49 anos, Campinas
Não. O sexo anal está presente nas relações heterossexuais nestes últimos anos porque os homens buscam uma variação sexual com as parceiras, é uma região mais apertada, fantasiam a penetração anal como uma grande realização de conquista e que proporciona um sentimento de domínio e poder.

De uns tempos para cá, meu namorado não tem conseguido ejacular e, algumas vezes, ele também perde a ereção. Será que ele perdeu o tesão por mim?
A. V. S., 29 anos, Campinas
Primeiro o desejo, segundo o prazer, terceiro a ereção e quarto a ejaculação. Esta ordem é imprescindível e de responsabilidade do casal. Conversem sobre a situação da cama e tentem resolver da forma mais amistosa possível. Uma terapia sexual pode ser necessária.

O que acontece quando a gente está grávida e continua tomando o anticoncepcional?
Claudia Cristina, Campinas.
O anticoncepcional aumenta a quantidade do hormônio estrogênio que pode aumentar a incidência de anormalidades genitais não-malignas em crianças de ambos os sexos. Procure seu (sua) ginecologista o mais rápido possível para maiores esclarecimentos e exames.

Ejacular dentro da minha namorada quando ela esta menstruada, corre algum risco dela engravidar?
A. M., de Campinas

Durante a menstruação, a possibilidade da mulher engravidar existe, mas é muito pequena. Na verdade, esse é o período mais seguro para manter relações sem o risco de engravidar. O único problema é que algumas pessoas sentem se desconfortáveis de se relacionar quando há menstruação. Principalmente as mulheres.

Minha namorada toma anticoncepcional há alguns anos sempre no mesmo horário. Tem algum período em que eu possa ejacular dentro dela sem nenhum risco dela engravidar?
A.M., de Campinas
Durante o ciclo menstrual da mulher existe um período de dias, nos quais a relação sexual tem grande probabilidade de resultar em gravidez. Este intervalo compreende os cinco dias antes e alguns dias após a ovulação. O fato da pessoa tomar anticoncepcional faz com que não haja a ovulação. Portanto não há um período determinado que se possa ejacular.

Transar todos os dias pode trazer algum desgaste físico?
A.M., de Campinas
Isto vai depender de cada pessoa, da genética, se ela pratica algum exercício físico regularmente, o tempo que ela pratica o ato sexual, sua saúde, a satisfação sexual e o estresse do seu dia-dia. Tudo isso influencia no desgaste da pessoa depois do sexo.
Uma mulher pode ter relações sexuais antes de sua primeira menstruação?
Lidiane, 15 anos, Campinas

A menarca é o nome dado a 1ª menstruação da mulher. Ela ocorre na faixa etária aproximada entre os 10 e 20 anos. No Brasil geralmente ocorre por volta dos 12 e 13 anos. Neste sentido as relações podem ocorrer se há preparo psicológico é outra história.

A água da praia pode causar algum corrimento na mulher?
Adriana, 19 anos, Valinhos

Sim. Tanto a água quanto a areia podem ter microorganismos como fungos, bactérias e protozoários. Evite ficar com o biquíni ou o maiô úmidos por muito tempo, troque quando possível. Sentar na areia, só se for sobre uma toalha limpa e grossa.

O excesso de ácido úrico pode causar bolhas no pênis?
Fernando, 22 anos, Artur Nogueira
Em algumas pessoas isso pode ocorrer. Use uma luva caso queira manipular o pênis. Se caso continuar procure um especialista para investigar porque pode ser uma DST ou um problema dermatológico.

Homem que tem herpes no pênis pode transmitir a doença para a mulher no ato sexual?
Rodrigo, 32 anos, Limeira
A transmissão ocorre mais durante as crises, mas também acontece fora delas porque o indivíduo pode apresentar infecções sem lesões visíveis. Em torno de 20% dos parceiros sexuais se infectam quando têm bolhas aparentes.

Sentir o pênis tocar o cólo do útero durante a relação significa algum problema?
Carolina, 30 anos, Americana
Algumas mulheres tem este desconforto. Seja pelo tamanho avantajado do pênis do parceiro ou por alguma infecção. É sempre importante fazer um exame de rotina ou preventivo para verificar se está tudo normal.

Um mioma muito pequeno, de 7mm, pode causar sangramento?
Amanda, 32 anos, Sumaré

Os miomas não são cânceres, e a chance de se transformarem nessa doença é extremamente baixa. Há três tipos de miomas. Os que se localizam mais próximos da cavidade uterina, sendo os mais sintomáticos, quase sempre causam sangramento.

Quem tem mioma pode usar anticoncepcional?
Amanda, 32 anos, Sumaré
Claro que sim. Procure seu ginecologista para ele indicar um anticoncepcional mais adequado. Porque existem anticoncepcionais específicos para cada caso.

Dividir o sabonete com outra pessoa pode causar problema ginecológico?
Maria Regina, 26 anos, Nova Odessa
O sabonete habitualmente partilhado apresenta um risco acrescido de contaminação. Tenha seu sabonete, se utilizar buchas, troque-as sempre depois de algum tempo. E use apenas sabonete comum para não agredir a flora vaginal.

O uso de absorventes internos provoca infecção urinária?
Cristina, 28 anos, Campinas
Sempre se proliferam e-mails e boatos a respeito disso. As evidências científicas não sustentam estes boatos. O tampão simplesmente absorve o fluxo menstrual sem interferir na quantidade do sangue expelido o que não causa nenhum risco a mulher.
Quais os principais riscos do câncer de próstata?
Paulo Ricardo, 53 anos, Americana
Homens com antecedentes familiares de câncer da próstata tem maior chance de desenvolver a doença. Nos casos hereditários, o câncer se manifesta mais precocemente, muitas vezes antes dos 50 anos.

Infecção urinária pode impedir a ereção?
Jorge, 33 anos, Santa Bárbara
Não. Há quatro causas principais da falta de ereção. 90% dos homens o problema é emocional. Os 10% restantes apresentam uma disfunção orgânica que pode ser vascular de origem arterial, hormonal e, em pequeno número, resultado de alterações na anatomia do pênis.

Tenho uma colega que retirou o útero. Ela tem possibilidade de engravidar?
Cássia, Campinas
Os avanços da reprodução assistida ampliam as possibilidades de gravidez em mulheres que não tem útero. Uma mulher pode engravidar sem ter óvulos, útero e até sem um parceiro. Tudo isso a partir das técnicas de reprodução de inseminação artificial.

Só se perde a fimose por meio de cirurgia?
João Paulo, Campinas
Nos primeiros meses de vida, existe uma aderência natural do prepúcio à glande do pênis. Porém, até os três anos, essa aderência desaparece na grande maioria dos meninos. Em outros há a necessidade da cirurgia, que ocorre por volta dos 7 aos 10 anos de idade.

Se minha esposa iniciou a menstruação no dia 2 de abril, como saber qual o período que ela estará mais fértil para engravidar?
Raicam, São Paulo

No dia em que menstruar, some o número de dias referentes à metade do seu ciclo menstrual para obter o seu dia fértil. Se o ciclo dela for de 28 dias e ela menstruar no dia 02/04, o seu dia fértil será no 14º dia contados a partir do dia 02/04, ou seja, dia 16/04.

Se a minha namorada já toma a segunda cartela da pílula e eu gozar sempre dentro, ela tem perigo de engravidar?
Raimundo, Campinas

Tomar corretamente o anticoncepcional, conforme indicado pelo medicamento e prescrito pelo médico, a partir do primeiro dia em que se tomou, já se faz efeito. O período estimado para a eficácia do anticoncepcional é após a segunda cartela, mas 20 dias já garante uma segurança.
Quando estou fazendo sexo com minha namorada, nossas pernas tremem muito, acabamos cansando e não chegamos até o fim. Isso já acontece há algum tempo. Isto é um problema físico ou psicológico?Sérgio – CampinasFazer consultas e exames de saúde é importante para descartar algum problema físico. Além disso pode ser o despreparo físico que deve ser sanado com a prática de exercícios físicos regulares. Caso contrário avaliar as condições e como se comportam durante o ato sexual pode indicar também algum grau de ansiedade.

Não consigo gozar com meu namorado. Fico com outros pensamentos e não tenho concentração. Ás vezes finjo para agradá-lo, mas não aguento mais a situação. O que posso fazer? - Lúcia – CampinasAbrir um espaço para uma conversar transparente com o namorado sobre sexo deve ser importante. Analisar o que está acontecendo na sua história de vida e criar estratégias e condições para eliminar as preocupações pode colaborar bastante.

Sinto muita vontade de me masturbar quase todo dia, mas tenho medo que isso possa me fazer mau mais tarde. Isto pode acontecer? - Sérgio -SumaréAs idéias que dizem que a masturbação causa males aos indivíduos como esterilidade, impotência, crescimento de pêlos nas mãos, espinha no rosto e no corpo, aumento dos seios nos rapazes, debilidade mental, verrugas, crescimento exagerado do pênis, diminuição do desejo sexual, ejaculação precoce são todos mitos sexuais, ou seja não é verdade. Todos os mitos que se conta contra a masturbação não passam de bobagens e tentativas de promover a repressão e a culpa.



Copyright © 2007 Reginaldo do Carmo Aguiar. Todos os direitos reservados.
----------------------------------------------------------------------------------
Reginaldo do Carmo Aguiar é psicólogo clínico comportamental, analista do comportamento e estudioso das Neurociências.
É também colaborador no cursinho pré-vestibular Oficina do Estudante.
Endereço da clínica: Rua Antônio Arruda Camargo, 195 (esta rua é paralela a Norte-Sul atrás do Burger King) CEP: 13092-170.Bairro: Nova Campinas Cidade: Campinas-SP
Entrar em contato pelo e-mail: psicopoesia@yahoo.com.br.
Blog: www.psicopoesia.blogspot.com/. Fone: (19) 32941005 e (19) 32526513.

14 comentários:

Unknown disse...

Ola,olha li,sua materia no jornal Ja,e qria parabeniza-lo pelos post de duvidas
Parabens!!

Bjs!

Anônimo disse...

Meu esposo tem um pênis de 20cm de comp.e 18cm de largura;sinto muuira dor durante a penetração!parece que está me arrebentando!rasgando,queimando sei lá...só sei que dói muito!fiz tratsmento p/ candidiase,mas não vi resultado algum...p/ mim o que eu tenho é trimoniase,mas o DR.não fez exames´só diagnosticou olhando!O que fazer???? aguardo respostas
ATT
MARINÉIA

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Impressora e Multifuncional, I hope you enjoy. The address is http://impressora-multifuncional.blogspot.com. A hug.

Anônimo disse...

Reginaldo,

parabéns pelo blog!


Abraços, flores, estrelas..

Anônimo disse...

Ha um tempo sinto dores no "pe da minha barriga" foi diagnosticado uma ferida;usei pomadas tomei antibioticos porem nao passou as dores, entao fiz uma cauterizaçao mas ainda continuo sintindo dores.sinto medo de me trazer comlicaçoes,o que será que esta causando tantas dores...e outra cauterizaçao pode resolver este prolema?

Anônimo disse...

A PIRULA DO DIA SEGUINTE PODE DESENVOLVER MIOMA. ME RESPONDA O MAIS URGENTE POSSÍVEL. GRATA

Anônimo disse...

Minha namorada começo a toma Anticosepcional dia 13 de Julho...Porem ja tivemos Relaçao sem camisinha eh ejaculei dentro dela...mais ela toma o Anticosepcional Todo certo todo dia nunca nem passo di 6 hrs...Queria saber si tem algum risco dela engravida ...Por favor me responda mais rapido Pussilvel Obrigado mto GRATO!

Anônimo disse...

ola. a minha namorada dix que sai um liquido acastanhado da vagina . o que será ? sera que tem algum problema? responda com urgencia por favor

Anônimo disse...

Olá..
Estive com o meu namorado no dia 17 ou 18 do mês de julho e no mês de agosto nao tenho andando lá muito bem, doí-me por vezes os ovários..
Tive relaçoes no dia a seguir de me acabar o período e nao tinha começado ainda a tomar a pilula..
O que se passará comigo??
Terei algum problema com cistos?
Pois não esta nao foi a unica vez que isto me aconteceu e eu começo a ter receio do que puderá ser..
Respondam por favor, é importante!!
Obrigado a todos.

Anônimo disse...

Para que criaram este blog se nem respondem as dúvidas? -.-'

Anônimo disse...

Reginaldo, parabéns pelo blog, as informações são muito boas! Tiago - Sumaré/SP

Anônimo disse...

Oi fascinante este blogue está muito posicionado.........boa:)
Muito Bonito Continua assim !!

Anônimo disse...

toda vez que transo com meu namorado,n outro dia ele está com o penis todo cortdo,e ferido com umas bolinhas brancas. isso encomoda muito ele. e as vezes ficamos semanas sem transar,porque ele tem medo de se cortar outra vez. são cortes um pouco profundos e ele reclama de dores até quando vai urinar. ele tem 26 e eu tenho 18 anos. oque será que pode ser? isso ja ocorre a um ano e meio mais ou menos. não sei oque faser.

Anônimo disse...

toda vez que transo com meu namorado,n outro dia ele está com o penis todo cortado,e ferido com umas bolinhas brancas. isso encomoda muito ele. e as vezes ficamos semanas sem transar,porque ele tem medo de se cortar outra vez. são cortes um pouco profundos e ele reclama de dores até quando vai urinar. ele tem 26 e eu tenho 18 anos. oque será que pode ser? isso ja ocorre a um ano e meio mais ou menos. não sei oque faser.