sábado, 5 de março de 2011

Entrevista sobre como lidar com o fracasso no vestibular para a revista Mais Regional


A jornalista Erika Marinho estava produzindo uma matéria sobre educação, para a Revista Mais Regional, que circula gratuitamente no Circuito das Águas e está chegando à Campinas nos próximos meses. E me fez algumas perguntas sobre o que fazer com as pessoas que não passaram no vestibular. Segue abaixo a entrevista na íntegra.
1- O resultado do vestibular saiu e não fui aprovado. Levando em consideração a idade dos vestibulandos qual é o melhor a se fazer? O aspecto psicológico fica muito alterado diante desta situação?
Frustração é um sentimento comum de acontecer quando aquilo que investimentos ou esperamos não acontece. As reações diante da frustração de não ter sido aprovado são muito individuais. No entanto, a grosso modo, quando acreditamos que fomos responsáveis pelo fracasso ficamos mais tristes e quando culpamos os outros pelos nossos fracassos tendemos a sentir raiva. No caso dos vestibulandos quando descobrem que não passaram na prova eles tem um misto de tristeza e raiva. Isto porque sentem que seu fracasso deve-se em parte pela falta de estudos ou despreparo (responsabilidade própria) e deve-se em parte pelos outros (professores incompetentes, falta de apoio familiar, material didático inadequado etc.)
O vestibulando precisa reavaliar a situação e não se deixar levar pela idéia de que é um fracasso e que a vida se resume em um vestibular: “vestibular é perseverança e não o fim do mundo.” Neste período o importante é diminuir os sentimentos de frustração, tristeza e raiva. Não se pensa direito quando está muito alterado emocionalmente. Neste momento, geralmente a emoção fala mais alto do que a razão. O melhor é deixar a poeira abaixar. Fazer atividades que produzirão prazer e satisfação é uma boa iniciativa para a poeira baixar mais rápido. E ter claro que o tempo é o melhor remédio para que as pessoas se conformem com as perdas e fracassos inerentes da vida.
Em um segundo momento é importante pensar sobre o que pode ter interferido para que o resultado não tenha sido positivo.

2- Como os pais devem proceder neste caso. O apoio familiar pode reduzir o nível de estresse do aluno?
Neste período os pais precisam ouvir suas queixas, reclamações, desabafos... Em outras palavras, os pais precisam dar apoio sem avaliar, julgar, racionalizar ou culpar seus pupilos.
Em um segundo momento os pais precisam observar seus filhos e verificar se eles estão se responsabilizando pelos seus estudos. Se os filhos estão fazendo sua parte é importante elogiá-los, se não, precisam criar condições para que eles se mobilizem. No caso de o problema ter sido a falta de estudos pode ser necessário uma revisão no modo de educação do filho e até em alguns casos a ajuda de um profissional. As cobranças devem ocorrer na medida certa. Em cursos muito concorridos um ano não é suficiente. Um esportista, por exemplo, não treina apenas um ano para vencer determinada prova, ao contrário, ele treina vários anos. Além disso, os pais precisam ter claro também que estudo, aplicação não quer dizer vaga garantida na universidade. Não é a mesma coisa que trabalhar o mês todo e ter o salário no fim do mês.
Em se tratando de vestibular concorrido como é nas universidades públicas é necessário ter clareza que a maioria das pessoas que prestam vestibular não passam.
3- A maioria dos alunos estão numa idade/ fase muito delicada, com grandes descobertas. Esse seria um bom momento para aprender a superar uma 'derrota' ou uma grande 'falha'?
De fato todo fracasso deve ser observado como um obstáculo para ser superado. Isso é sabedoria de vida. Os pais precisam ensinar seus filhos a serem vitoriosos, mas sabe-se que na vida não é possível vencer sempre. E que nem sempre estamos preparados para lidar com as adversidades do cotidiano. Isso quer dizer que precisamos aprender a lidar com fracasso, com as perdas. Até mesmo porque na vida passamos por bons e maus momentos. É necessário identificar os pontos fracos e corrigir para a próxima etapa.
4- Essa experiência, pode ajudar na preparação para a vida adulta e também para os desafios e obstáculos da vida profissional?
Se pensarmos na seguinte estrutura: lutar pelo que quer (desempenho), não ter êxito no que quer (fracasso), frustra-se ( tristeza e raiva), refazer-se e aprender com os erros, voltar a lutar pelo que quer (desempenho) e vencer (realização). Então perceberemos que isso faz parte de qualquer forma de desenvolvimento humano ou de aprendizagem na vida.

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Reginaldo do Carmo Aguiar é psicólogo clínico comportamental, analista do comportamento e estudioso das Neurociências.

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