sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

V

Variabilidade Basal (Induzida) -
A Variabilidade Comportamental Basal (Induzida) è aquela variabilidade que não é exigida para a liberação do reforço, mas é permitida (ou seja, não há conseqüenciação da variação). A variação do comportamento é decorrente geralmente da extinção de estímulos reforçadores ou de esquemas de razão variável.
a) Na Extinção: Em um experimento de Antonitis (1951) ratos foram submetidos a 3 condições experimentais:
1) nível operante; 2) reforçamento contínuo (CRF) da resposta de tocar uma barra com o focinho; 3) extinção.
Barra (com 50 cm de comprimento) era dividida em 50 segmentos de 1 cm, sendo registrado em qual dos segmentos o sujeito tocava a barra com o focinho. A variabilidade não foi exigida em nenhuma das fases, apenas mensurada em relação à localização linear das respostas na barra, considerando-se a sua dispersão em relação a um valor central.
Os resultados encontrados foram: 1) no CRF houve um decréscimo da variabilidade em comparação ao obtido no nível operante; 2) na fase de extinção existiu uma maior variabilidade do que no CRF e no nível operante.
Conclusão: Os dados mostraram um aumento dos níveis de variabilidade como subproduto do processo de extinção.
b) No Reforçamento Intermitente: Em um experimento de Eckerman & Lanson (1969). Não apenas a extinção, mas os esquemas de reforçamento parcial (no caso, esquemas de intervalo variável, VI), induziram, por si só, variabilidade no comportamento.
Pombos foram colocados caixa com 20 chaves de respostas arranjadas horizontalmente, de forma que uma bicada em cada uma das chaves era registrada como uma resposta.
Experimento 1: 5 sessões CRF/Ext/CRF/Ext/CRF.
Experimento 3 (Novos sujeitos): 6 sessões CRF/14 sessões VI 3min.
Variabilidade era considerada sobre a maior distribuição das respostas pelas 20 chaves disponíveis.
Resultados: Queda na variabilidade durante o CRF e aumento no período de extinção (experimento 1) e durante o esquema de intervalo variável (experimento 3).
Conclusão: 1) Houve replicação de Antonitis (1951) em relação à extinção. 2) Variabilidade aumenta também durante o reforçamento intermitente.
A Variabilidade Operante (Aprendida) -
A Variabilidade Operante (Aprendida) é analisada se o reforço liberado for contingente à variação do comportamento e produzir um aumento da frequência da resposta de variar.
Em uma pesquisa Pryor, Haag & O’Reilly (1969) utilizou o procedimento de Reforçamento da Novidade (Variar).
Golfinhos eram reforçados apenas se emitissem comportamentos (por exemplo, saltos) topograficamente diferentes dos anteriormente apresentados. Resultados: Os golfinhos apresentaram muitos comportamentos e até nunca vistos na espécie.Por outro lado muitas críticas em relação a essa metodologia foram feitas (Neuringer 2002): uma enorme quantidade de comportamentos novos observados atrapalhou o critério de reforçamento para uma “nova” resposta. Neuringer propoz melhores métodos para pesquisar a variabilidade operante.

Nenhum comentário: