sábado, 13 de dezembro de 2008

O que é Operação Estabelecedora, O que é motivação, O que é Operação Motivacional

1) O que é Operação Estabelecedora?
No comportamento operante o reforçador determina sua seleção e ocasiona a resposta. Para a ocorrência da resposta operante o estímulo reforçador deve ter valor como reforçador. Daí é a Operação Estabelecedora é o que torna um determinado estímulo reforçador efetivo. É o que altera o valor reforçador dos estímulos reforçadores. As operações estabelecedoras são as que modulam a efetividade de um determinado reforçador. Segundo Jack Michael “Um evento ambiental, operação ou condição de estímulo que afeta um organismo, alterando momentaneamente (a) a efetividade de outros eventos reforçadores e (b) a freqüência de ocorrência daquela parte do repertório do organismo relevante para aqueles eventos como conseqüências.O primeiro efeito pode ser chamado de estabelecedor do reforçador e o segundo evocativo.” (Michael, 1993, p.192)

2) A "falta ou privação de alimento é uma Operação Estabelecedora (OE)?
A privação de alimento é um exemplo de OE. “É uma operação estabelecedora que momentaneamente 1. aumenta a efetividade de alimento como uma forma de reforço.
2. evoca qualquer comportamento que tenha sido seguido pelo reforço alimento. Provavelmente, é melhor considerar este efeito evocativo como:
2.a. o resultado de um efeito direto da OE sobre tal comportamento, 2.b. um aumento na efetividade evocativa de todos os SDs para comportamento que tiver sido seguido pelo reforço alimento e 2.c. um aumento na freqüência de comportamento que tiver sido seguido por reforçadores condicionados cuja efetividade depende da privação de alimento.”
(Michael, 1993, p.193)

3) Existem quantos tipos de Operações Estabelecedoras e quais os nomes?
a) operações estabelecedoras incondicionadas (OEI)
a1)reforçadores incondicionados.
a2) reforçadores condicionados baseados sobre aqueles reforçadores incondicionados.

b) operações estabelecedoras condicionadas (OEC)
b1)reforçadores condicionados e incondicionados
Há três tipos básicos:
1) operações estabelecedoras condicionadas substitutas
2) operações estabelecedoras condicionadas reflexivas
3) operações estabelecedoras condicionadas transitivas
4) O que são Operações Estabelecedoras Incondicionadas (OEI)?
"Operações estabelecedoras incondicionadas são eventos, operações ou condições de estímulo que regulam a efetividade momentânea de reforçadores incondicionados (e também a efetividade momentânea de reforçadores condicionados baseados sobre aqueles reforçadores incondicionados).” (Michael, 1993, pp. 194, 196)
“Para todos os organismos há eventos, operações e condições de estímulo cujos efeitos estabelecedores do reforçador não são aprendidos. Eles dependem da história evolucionária da espécie e variam de espécie para espécie. Note que é o aspecto não aprendido do efeito estabelecedor do reforçador que faz com que uma OE seja classificada como incondicionada. O comportamento evocado pela OE é usualmente aprendido.” (Michael, 1993, pp. 194, 196)
Efeitos estabelecedores do reforçador não são aprendidos... dependem da história evolucionária da espécie ... é o aspecto não aprendido do efeito estabelecedor do reforçador que faz com que uma OE seja classificada como incondicionada..

5) Dê exemplos de Operações Estabelecedoras Incondicionadas?
A água é um SR incondicionado e a privação de água, sal e aumento da terapia são operações estabelecedoras. O alimento é um SR incondicionado e a privação, o odor são operações estabelecedoras. A temperatura ambiente é um SR incondicionado e a diminuição ou aumento temperatura são operações estabelecedoras.

6) O que são operações estabelecedoras condicionadas (OEC)?
“Formas comuns de reforçadores condicionados não requerem uma OE especial para sua efetividade; a OEI apropriada ao reforçador incondicionado relevante é suficiente. Em outras palavras, muitas formas de reforçadores aprendidos não requerem OEs aprendidas. Entretanto, há variáveis que alteram a efetividade de outros eventos, mas apenas como um resultado da história do organismo individual. Essas são operações estabelecedoras aprendidas ou condicionadas (OEC).” (Michael, 1993, p.198)

7) Não seria melhor dizer em Operação Motivacional?
“O termo estabelecedora implica apenas um aumento na efetividade de uma conseqüência como reforçador ou punidor, mas muitas variáveis motivadoras diminuem a efetividade de conseqüências.... Assim, analistas do comportamento poderiam considerar OA [operação abolidora] como referindo qualquer evento que diminua a efetividade de uma dada conseqüência, OE como referindo qualquer evento que aumente a efetividade de uma dada conseqüência e OM como um termo amplo que subsume OAs e OEs.” (Laraway, Snycerski, Michael e Poling, 2003, pp. 408-409)

Neste sentido, operações motivadoras (OM) é “um termo amplo” que inclui:
1. operações estabelecedoras (OE): “qualquer evento que aumente a efetividade de uma dada conseqüência”
2. operações abolidoras (OA): “qualquer evento que diminua a efetividade de uma dada conseqüência”(Laraway, Snycerski, Michael e Poling, 2003, pp. 408-409).
Copyright © 2008 Reginaldo do Carmo Aguiar. Todos os direitos reservados.
----------------------------------------------------------------------------------
Reginaldo do Carmo Aguiar é psicólogo clínico comportamental, analista do comportamento e estudioso das Neurociências.Endereço: Av. José de Souza Campos (Norte-Sul) n. 494
CEP: 13092-123. Bairro: Nova Campinas Cidade: Campinas-SP
Entrar em contato pelo e-mail: psicopoesia@yahoo.com.br.
Blog: www.psicopoesia.blogspot.com/.
Fone: (19) 32941005 e (19) 32526513

Um comentário:

Unknown disse...

Bem apresentado. Obrigado.