quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Matéria para a Revista Atrevidinha sobre amizade entre garotos e garotas



Matéria para a Revista Atrevidinha sobre "Amizade verdadeira entre garotos e garotas: Isso é possível?" Quem entrevistou-me foi a repórter Rita Trevisan.

A matéria editada é essa: http://atrevidinha.uol.com.br/tag/relacionamentos/

Abaixo está a matéria na íntegra:
1) Esse tipo de amizade, que começa a surgir justamente nessa época da pré-adolescência, pode existir independente de um interesse afetivo? Em outras palavras, pode existir amizade verdadeira e sem segundas intenções entre meninos e meninas?
            Pode existir, mas é exceção, não é regra. Poderia dizer, a grosso modo, que  de 20 a 30% dos casos isso é possível. Além disso, o garoto não precisa ser homossexual, pelo contrário, amigos heterossexuais podem ser grandes amigos de meninas sem segundas intenções. Geralmente os meninos pensam que esse tipo de amizade não existe, que sempre alguém quer “algo mais”. Se de fato fosse assim, não existiria amizades verdadeiras com pessoas de sexos opostos.
É importante lembrar que antigamente a amizade entre um menino e uma menina era um grande passo para o casamento. Como bem descrito no livro “Dom Casmurro” de Machado de Assis. Mas hoje em dia tudo isso mudou, meninos e meninas podem viver juntos e sem traçar um caminho para o namoro e nem para o casamento.

2) Como lidar com as diferenças que naturalmente existirão entre você e o garoto pelo simples fato de ele ser um garoto?
            Em nossa cultura, ainda os filhos homens tem que suprir aquilo que seus pais não conquistaram. Funciona, a grosso modo, assim, a mãe espera um filho super-homem, um herói e por isso ele é educado para ser forte. Neste sentido, a mãe tem uma fantasia do filho. Como se este tivesse que suprir as expectativas dela. Para muitos pais os filhos frequentemente representam um projeto de imortalidade deles. Em oposição, a menina é preparada para ser gente grande; De certa forma, o brincar de casinha a prepara para lidar com os filhos e com a realidade prática e de responsabilidade no futuro. A menina é educada para ser esperta e cuidadosa. As consequências disso no campo sexual são bastante interessantes porque o garoto é construído nesta base heroica, desenvolve a necessidade de demonstrar um desempenho sexual altíssimo e a garota, no campo sexual, quer mais afeto e proteção em detrimento do desempenho sexual. Além das diferenças culturais de aprendizagens, há ainda as diferenças biológicas (hormônios, genética específica ao gênero...). Portanto, devido as diferenças biológicas e culturais entre garotos e garotas, pode-se destacar características específicas de gênero:
Sensibilidade - Eles não têm a mesma sensibilidade que as meninas, o que deixa as coisas um pouco desequilibradas, principalmente naqueles dias de TPM, que a menina fica mais agressiva, quer chorar porque viu o mínimo de injustiça. O garoto por não ter um ciclo menstrual acredita que isso é frescura.
Sair e a espera - Os garotos não tem paciência de esperar as garotas se arrumarem. Eles ficam apressando e dizendo que elas estão ótimas de qualquer maneira, nem precisa se arrumar demais e muito menos passar maquiagem.
Brincadeiras - Os garotos têm mais brincadeiras estúpidas e agressivas.
Atenção focada - O garoto tem uma atenção focada, ou seja, apenas consegue realizar uma tarefa de cada vez. Em contrapartida, a garota é multi-tarefada, consegue realizar inúmeras tarefas ao mesmo tempo.
Egocentrismo - Os garotos tendem a ser mais egocêntricos, menos sensíveis aos outros, menos atento as dinâmicas sociais e mais inclinados à agressão direta.
As garotas precisam ter claro que as diferenças existem e que muitas delas se não compreendidas podem trazer problemas. Elas podem tentar a partir dessas informações desenvolver a capacidade de se colocar mais no lugar deles, o que pode ajudar a criar bons vínculos.

3) Quais as vantagens em ter um amigo menino (em comparação com as meninas)? Como “explorar” o máximo possível essa amizade?
Segue abaixo algumas vantagens e como explorá-las:
a) Perspectiva: com amigos de sexo diferente você tem acesso a outras visões sobre uma mesma coisa, tem mais ideia de como os meninos são e pensam. E como eles veem as garotas, como pensam sobre elas.
b) Sinceridade e o ombro amigo: muitas garotas tem receio em contar determinadas informações para uma amiga, então preferem contar para um garoto, em que este pode ouvir, dizer o que pensa e ainda oferecer um ombro amigo. Muitos relatos de meninas dizem que a amizade com meninos é bem melhor, pois eles são mais confiáveis e confidentes e não arrumam confusão por qualquer coisa, principalmente, por serem mais “desencanados”. Além disso, eles são muito mais sinceros, falam o que pensam...
c) Competição: a competição entre elas, em geral, é muito grande. A mesma coisa acontece com os homens, que querendo ou não acabam competindo, mesmo que seja por coisas insignificantes. Uma relação com o sexo oposto evita a competição, o que abre espaço para uma amizade mais saudável.
d) Divertidos: Os garotos, em geral, são mais divertidos, brincalhões e podem fazem rir.
e) Racionais e emocionais: Em geral os garotos são mais racionais, a convivência com eles faz com que as meninas também desenvolvam repertórios e habilidades mais ligadas à solução de problemas e aumenta a visão lógica do mundo nelas.
f) Aprender a lidar com críticas: Os garotos, em geral, são mais ensinados a lidar com críticas do que as garotas. Os garotos acreditam mais que a crítica surge para ajudar, enquanto as garotas acreditam mais que a crítica é para ferir. Quando elas convivem com eles aprendem mais a receber críticas sem se machucar tanto.

4) E as desvantagens?
É importante dizer que por mais que a amizade entre sexo oposto seja boa, ela não é 100% certa de se manter apenas como amizade. Algumas pesquisas revelam que em 80% dos casos das amizades tem uma segunda intenção. Pode acontecer, por exemplo, de um se apaixonar e o outro não. Aquela amizade fica na balança, ela tem medo de namorar ele e depois terminar e tudo acabar. Isso é um fato. Muitas amizades que viraram namoros e depois da separação as amizades não voltaram a ser como era. Tudo isso é possível acontecer porque os dois sexos se relacionam, de todas as maneiras possíveis, afetuosas e claro sexuais. Não é a toa que algumas meninas sempre dizem “não” aos melhores amigos, as garotas valorizam mais as amizades do que os desejos, como o sexo masculino.
Segundo algumas pesquisas sobre amizade e gênero. As garotas e mulheres adultas são mais interessadas na amizade que é mais profunda e mais moral, ou seja, elas estão mais interessadas nas amigas, querem saber como estão, preocupam-se genuinamente com elas. Em oposição, a pesquisa revela que os garotos e homens adultos estão interessados mais nas vantagens que a amizade pode trazer. Ou seja, a amizade é mais baseada em interesses: o que o meu amigo pode fazer por mim? Segundo os cientistas essa diferença se deva ao fato dos homens ainda exercerem o papel de dominância e controle na família e no trabalho e o das mulheres o papel de unir seus integrantes com afeto por isso elas seriam mais solidárias.
As vezes, eles são mais irritantes porque tem algumas brincadeiras desagradáveis ou de mal gosto.

5) Quais os cuidados que essa amizade inspira?
Se a pessoa é sua amiga, é normal você sentir uma admiração muito grande por ela. Tenha cuidado para não confundir isso com atração física. Caso acontecer do menino se apaixonar, tente separar as coisas e diga que são apenas amigos e nada mais. Diga isso com ternura e carinho. No início ele pode ficar magoado, mas no futuro ele pode compreender o que aconteceu.

6) Como ser uma boa amiga para um menino?
            Se você conseguir participar de alguns programas de meninos você conseguirá criar mais vínculo com ele. Você pode ir vê-lo jogar futebol ou assistir o jogo do seu time preferido, você pode também jogar vídeo game, assistir aquele filme de terror...
Muitas garotas deixam as amigas de lado quando estão namorando. Com os meninos essa história é bem menos frequente. Eles não abrem mão do futebol e conseguem conciliar amizade e namoro. Tente fazer o mesmo porque você terá sempre um bom amigo por perto.
Eles são menos sentimentais e mais desencanados. Enquanto você acorda muito tempo antes para ir para o colégio, eles preferem mesmo é dormir mais e colocar ‘a primeira roupa que aparece na frente’. Isso não quer dizer que você deva descuidar da aparência, mas tente se importar menos com coisas sem importância, como estar maquiada em todas as ocasiões, isso vai abrir espaço para amizade de vocês se fortalecer.
Os meninos não discutem por coisas simples ou pequenas. Eles dificilmente vão chorar ou reclamar de coisas simples que estão incomodando. Se eles não estão gostando de algo serão mais diretos. Por isso é importante aprender a ser um pouco assim e não ficar tão chateada quando eles forem dessa maneira.

Copyright © 2012 Reginaldo do Carmo Aguiar. Todos os direitos reservados.

------------------------------------------------------------------------------------------------
Reginaldo do Carmo Aguiar é psicólogo clínico comportamental, analista do comportamento e estudioso das Neurociências.


Nenhum comentário: