quarta-feira, 27 de setembro de 2006

Sobre os óculos que usamos ou o que ficamos sob controle

Beco (Manuel Bandeira)

Que importa a paisagem, a glória, a baía, a linha do horizonte ?
- O que eu vejo é o beco!

Sobre o(a) autor(a): 1886 - 1968. Manuel Bandeira nasceu em Recife e morou no Rio de Janeiro e São Paulo. Iniciou o curso de Arquitetura e o abandonou por causa da tuberculose. Não chegou a participar da Semana de 22. Entrou para Academia Brasileira de Letras em 1940.
___________________________________________________________________

Cego (Silas Corrêa Leite)

Cego de nascença, aprendeu a ler no escuro. Desde pequeno, os livros lhe eram abertos, os toques lhe fundavam janelas, os sons lhe eram caminhos de pedra.Um dia, achou um doador de córnea e pensou que os recursos adquiridos poderiam lhe render a visão total.Não aceitou ser operado por conta do governo, nem enxergar no claro. Ficou com medo de se olhar no espelho das pessoas e ter medo da escuridão que havia nelas.

Sobre o(a) autor(a):Site pessoal de Silas Corrêa Leite: www.itarare.com.br/silas.htm
_________________________________________________________________

EXAME DE CONSCIÊNCIA

Se eu amo o meu semelhante? Sim.
Mas onde encontrar o meu semelhante?

Mario Quintana - Caderno H
__________________________________________________________________

Alberto Caeiro

Ontem o pregador de verdades dele
Falou outra vez comigo.
Falou do sofrimento das classes que trabalham
(Não do das pessoas que sofrem, que é afinal quem sofre).
Falou da injustiça de uns terem dinheiro,
E de outros terem fome, que não sei se é fome de comer.
Ou se é só fome da sobremesa alheia.
Falou de tudo quanto pudesse faze-lo zangar-se.
____________________________________________________________________
A Coisa

A gente pensa uma coisa, acaba escrevendo outra e o leitor entende uma terceira coisa... e, enquanto se passa tudo isso, a coisa propriamente dita começa a desconfiar que não foi propriamente dita.

Mário Quintana
_________________________________________________________________

A ESPERTEZA DO MUNDO

Não fiques em terreno chão !
Não subas alto demais !
De meia altura é que o mundo
Se apresenta mais bonito.

Friedrich Nietzsche
___________________________________________________________________

"Mera ilusão auditiva graças a qual a gente ouve sempre 'tic-tac' e nunca 'tac-tic'; depois disso, como acreditar nos relógios? Ou na gente?"

Quintana
___________________________________________________________________

"Eu quero ser sempre aquilo com quem eu simpatizo,
E eu torno-me sempre, mais cedo ou mais tarde
Aquilo com quem eu simpatizo.
E eu simpatizo com tudo.
São-me simpáticos os homens superiores
Porque são superiores,
E são-me simpáticos os homens inferiores
Porque são superiores tanto,
Porque ser inferior é diferente de ser superior,
E isso é uma superioridade a certos momentos de visão.
Eu simpatizo com alguns homens
Pelas suas qualidades de caráter
Com outros eu simpatizo pela falta dessas mesmas qualidades
E com outros ainda eu simpatizo por simpatizar com eles
Porque eu sou rei, absoluto na minha simpatia
Basta que ela exista para que eu tenha razão de ser!"

Fernando Pessoa
________________________________________________________________

"Matar ou capturar um homem são tarefas relativamente fáceis, se comparadas com a tarefa de mudar sua mentalidade"

R. Cohen
__________________________________________________________________

“O homem não é tão ferido pelo que acontece, e sim por sua opinião sobre o que acontece”

(Montagne)
__________________________________________________________________

“Perturbam os homens não as coisas, mas a opinião que delas se têm” – Epicteto (filósofo grego)

“Não há nada que seja bom ou ruim, mas pensar é que torna as coisas boas ou más” – William Shakespeare

“Quem sabe dominar seus pensamentos sabe governar a sua vida” – R.W. Trine
___________________________________________________________________

“Contra o positivismo, que pára diante das coisas e diz: “Há somente fatos”, eu digo: Ao contrário, fatos é o que não há; há somente interpretações”.(Nietzsche)
____________________________________________________________________

"Quem se senta no fundo do poço para contemplar o céu, há de achá-lo pequeno."
____________________________________________________________________

Nenhum comentário: